Atividades recreativas
Pique - Bandeira
O espaço disponível será dividido em duas metades.
Os participantes serão divididos em dois grupos identificados através de fitas de papel crepom, coloridas, que serão presas em seus punhos, ou coisa que o valha.
Cada equipe será identificada por uma cor, por exemplo, azul contra vermelho.
A equipe de fita azul no punho terá uma bandeira azul e a equipe de fita vermelha no punho terá uma bandeira vermelha.
O recreacionista dará um determinado tempo para que cada equipe esconda sua bandeira em seu campo (sua metade do espaço);
a bandeira não poderá estar totalmente oculta (pelo menos uma parte dela deverá estar à vista) e obrigatoriamente deverá estar fincada no chão (evitar lugares altos).
Feito isso, os participantes voltarão a linha divisória e o recreacionista dará o início.
Os participantes invadirão o campo adversário, com o intuito de encontrar e roubar a bandeira do adversário, trazendo-a para seu próprio campo.
Porém, todo o jogador que se encontrar em seu próprio campo poderá impedir a ação do invasor, tirando-lhe a fita colorida do punho.
A fita simbolizará a vida, isto é, sem ele o jogador não poderá fazer nada.
Terá que retornar ao local onde se encontra o recreacionista (ponto neutro) e repor a fita de sua cor.
Ai poderá voltar a disputa novamente.
Cada vez que algum participante conseguir trazer a bandeira adversária para seu campo sem perder a sua fita de identificação, ele fará um ponto para sua equipe.
Nesse momento, as equipes terão tempo para esconder novamente suas bandeiras em outro local e o jogo recomeçará.
A atividade terminará por tempo ou por número de pontos predeterminados.
Vencerá a equipe que somar maior número de pontos.
Esta atividade poderá ser adaptada para espaços menores, como por exemplo quadras esportivas.
Neste caso, a bandeira ficará nas extremidades da quadra e os jogadores não precisarão procurá-la, apenas trazê-la para seu lado da quadra, numa disputa de velocidade.
Também não serão necessárias as fitas no punho.
Cada invasor que for tocado pelo adversário, ficará parado, imóvel, naquele mesmo local, até que alguém se sua própria equipe o toque, salvando-o ("duro-mole").
Enviado por: Tio Bill
E-mail: tiobill@tiobill.com.br