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Livro - RECREAÇÃO TOTAL - 2a edição ampliada e atualizada

Autor/organizadores: Hani Awad e Giuliano Pimentel

304 páginas

O que esperar de um livro chamado Recreação Total? Justamente o mais próximo de tudo: prática com teoria, estratégias recreativas consagradas, novas áreas de atuação, conhecimento inédito. Enfim, material atualizado sobre a recreação em suas múltiplas manifestações e desafios.

Para tanto, este livro reuniu 21 profissionais que desenvolvem trabalhos expressivos frente à temática. Os autores compartilham seus estudos e experiências, na busca de tornar as práticas recreativas mais amplas e acessíveis a todos.

O livro inicia com um texto introdutório sobre indicativos históricos da recreação. Na sequência, são oferecidos 23 capítulos teóricos acompanhados de 252 propostas de atividades práticas, separadas em três categorias: conteúdos, grupos e espaços.

Os interessados em iniciar ou aprofundar seus conhecimentos frente à recreação poderão conhecer e recriar os conteúdos privilegiados para a ação formativa, junto a grupos específicos como o infantil, a terceira idade e pessoas portadoras de deficiência, em diferentes espaços desde escolas, clube, hotéis até acampamentos, condomínios, empresas

Esperamos que esta obra possa servir de suporte didático para qualificar a formação e a atuação profissional na área, particularmente atividades e programações recreativas que contribuam para potencializar e compreender cada interesse, público e ambiente na recreação.

Hani e Giuliano.

CONTEÚDOS:

PREFÁCIO: Prof. Ph. D. Antônico Carlos Bramante


CATEGORIA 1 - RECREAÇÃO POR POR CONTEÚDOS

1. RECREAÇÃO E PSICOMOTRICIDADE.

José Ricardo Martins Machado e Marcus Vinícius da Silva Nunes

1.1. Princípios históricos da ludicidade.

1.2. Histórico e desenvolvimento da psicomotricidade.

1.3. Tipos de psicomotricidade e como trabalhá-las na recreação.

1.4. Atividades propostas.

1.5. Considerações finais.

1.6. Referências.

2. RECREAÇÃO E JOGOS COGNITIVOS.

José Antonio Strumendo Barbosa

2.1. Sete diferentes tipos de inteligência.

2.1.1. Inteligência linguística.

2.1.2. Inteligência musical.

2.1.3. Inteligência lógico-matemática.

2.1.4. Inteligência espacial.

2.1.5. Inteligência cinestésica.

2.1.6. Inteligência interpessoal.

2.1.7. Inteligência intrapessoal.

2.2. Atividades propostas.

2.3. Considerações finais.

2.4. Referências.

3. RECREAÇÃO CONTEMPORÂNEA: O BRINCAR COM OS JOGOS ELETRÔNICOS DE VIDEOGAMES.

Cleber Mena Leão Junior

3.1. Jogos e brincadeiras contemporâneas: o brincar do século XXI.

3.2. Utilização dos jogos eletrônicos de videogame como ferramenta interativa.

3.3. Transposição das atividades dos jogos eletrônicos de videogame para a prática recreativa.

3.4. Atividades propostas.

3.5. Considerações finais.

3.6. Referências.

4. JOGOS E BRINCADEIRAS CIRCENSES: A ARTE VIVENCIADA ALÉM DOS LIMITES DO PICADEIRO.

Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca) e Alipio Rodrigues Pines Junior

4.1. O circo moderno: o encontro do desencontro.

4.2. O circo novo.

4.3. O circo-educação.

4.4. O jogo, a brincadeira e as atividades circenses.

4.5. Atividades propostas.

4.6. Considerações finais.

4.7. Referências.

5. DANÇAS RECREATIVAS E CRIATIVAS.

Marcelo Grangeiro dos Santos

5.1. Histórico da dança.

5.2. História da dança na educação.

5.3. Dança recreativa.

5.4. Coreografias e músicas.

5.5. Danças criativas e recreativas na escola.

5.6. Atividades propostas.

5.7. Considerações finais.

5.8. Referências.

6. MASSAGEM RECREATIVA.

André Nessi

6.1. Massagem.

6.2. Massagem recreativa.

6.3. Movimentos básicos da massagem.

6.4. Atividades propostas.

6.5. Considerações finais.

6.6. Referências.

CATEGORIA 2 - RECREAÇÃO POR GRUPO ESPECÍFICO

7. RECREAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Elizabeth Nascimento Silva

7.1. A Psicomotricidade na Educação Infantil.

7.2. A importância dos jogos recreativos na primeira infância.

7.3. Expressão corporal na infância.

7.4. A recreação como meio de socialização das crianças.

7.5. Atividades propostas.

7.6. Considerações finais.

7.7. Referências.

8. RECREAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE.

Raúl Lorda

8.1. Histórico e desenvolvimento da recreação para a terceira idade.

8.2. A pedagogia a serviço da demanda.

8.3. O recreador

8.4. Como selecionar as atividades?

8.5. Onde realizar as atividades?.

8.6. Nosso trabalho no dia a dia.

8.7. Atividades propostas.

8.8. Considerações finais.

8.9. Referências.

9. RECREAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

Rosilene Moraes Diehl

9.1. Orientações visuais: surdez.

9.2. Orientações sonoras e táteis: deficiência visual.

9.3. Orientações globais: deficiência intelectual

9.4. Orientações de acessibilidade

9.5. Atividades propostas.

9.6. Considerações finais.

9.7. Referências.

CATEGORIA 3 - RECREAÇÃO POR ESPAÇOS

10. RECREAÇÃO ESCOLAR: EM PROL DA QUALIDADE LÚDICA NO ENSINO.

Hani Zehdi Amine Awad

10.1. Compreendendo a recreação na escola.

10.2. Recreação educativa em busca de novos horizontes.

10.3. Possibilidades de programas recreativos na escola.

10.4. Atividades propostas.

10.5. Considerações finais.

10.6. Referências.

11. RECREAÇÃO EM ACAMPAMENTOS E ACANTONAMENTOS.

Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca) e Yara Maria Kuster

11.1. Compreendendo os acampamentos e acantonamentos.

11.2. O acampamento.

11.3. Atividades propostas.

11.4. Considerações finais.

11.5. Referências.

12. RECREAÇÃO AMBIENTAL E RECREAÇÃO NA NATUREZA.

Giuliano Gomes de Assis Pimentel

12.1. Histórico e desenvolvimento da recreação na natureza.

12.2. Conceitos úteis.

12.3. Possibilidades de ações profissionais e didáticas pertinentes ao tema.

12.4. Atividades propostas.

12.5. Considerações finais.

12.6. Referências.

13. A RECREAÇÃO NA ATIVIDADE TURÍSTICA E HOTELEIRA.

Robson Mian

13.1. Hotelaria: evolução e objetivos da recreação.

13.2. A atuação profissional do recreador.

13.3. Atividades a serem oferecidas.

13.4. Planejamento e aplicação de atividades.

13.5. Atividades propostas.

13.6. Considerações finais.

13.7. Referências.

14. RECREAÇÃO NOS CLUBES SOCIORRECREATIVOS: ENTENDENDO O ESPAÇO.

Marcos Ruiz da Silva

14.1. Atividades propostas.

14.2. Considerações finais.

14.3. Referências.

15. RECREAÇÃO EM ÁREAS LITORÂNEAS.

Mauricio Leandro (Tio Choquito)

15.1. O que é afinal “recreação em áreas litorâneas”?

15.2. O que fazer?

15.3. Sobre o espaço.

15.4. A Recreação, a praia e a educação.

15.5. Atividades propostas.

15.6. Considerações finais.

15.7. Referências.

16. RECREAÇÃO EM ÔNIBUS.

Robson Mian

16.1. Conhecimentos profissionais.

16.2. Considerações sobre os passageiros.

16.3. Planejando as atividades recreativas em ônibus.

16.4. Atividades propostas.

16.5. Considerações finais.

16.6. Referências.

17. RECREAÇÃO AQUÁTICA.

Carlos Eduardo Sampaio Verdiani (Tio Bill)

17.1. Planejando a recreação aquática.

17.2. Atividades propostas.

17.3. Considerações finais.

17.4. Referências.

18. RECREAÇÃO EM TREINAMENTO EMPRESARIAL.

Jader Denicol do Amaral

18.1. Atividades propostas.

18.2. Considerações finais.

18.3. Referências.

19. RECREAÇÃO EM FESTAS INFANTIS E TEMÁTICAS.

Carlos Eduardo Sampaio Verdiani (Tio Bill)

19.1. Atividades propostas.

19.2. Considerações finais.

19.3. Referências.

20. RECREAÇÃO DOMICILIAR E EM CONDOMÍNIOS.

Mauricio Leandro

20.1. Recreação em domicílios.

20.2. Recreação em condomínios.

20.4. Atividades propostas.

20.5. Considerações finais.

20.6. Referências.

21. RECREAÇÃO HOSPITALAR.

Hani Zehdi Amine Awad

21.1. Princípios históricos da recreação em hospitais.

21.2. O ambiente hospitalar e a recreação.

21.3. Benefícios da recreação na recuperação hospitalar.

21.4. Recomendações na atuação recreativa no ambiente hospitalar.

21.5. Atividades propostas.

21.6. Considerações finais.

21.7. Referências.

22. RECREAÇÃO EM ACADEMIAS.

Carlos Gomes de Oliveira

22.1. Início das academias no Brasil.

22.2. A recreação e a academia.

22.3. O papel do profissional.

22.4. Por que a academia?.

22.5. Atividades propostas.

22.6. Considerações finais.

22.7. Referências.

23. PROMOÇÃO DE EVENTOS RECREATIVOS E DE LAZER NO ENSINO SUPERIOR, ESPAÇOS PÚBLICOS E COMUNITÁRIOS.

Vera Lúcia da Costa Fernandes

23.1. As problemáticas da formação e atuação profissional do lazer.

23.2. Lazer, formação e da atuação profissional nos tempos atuais necessidades e possibilidades.

23.3. Relato de experiências vividas à promoção dos eventos.

23.4. Pelas vias da metodologia.

23.5. Atividades propostas.

23.6. Considerações finais.

23.7. Referências.

CADASTRE-SE E FIQUE ANTENADO