Adquira seu livro
Brinque, Jogue, Cante e Encante com a recreação.
Autor: Hani Awad
Este livro foi elaborado com o intuito de despertar ou aguçar o interesse pela recreação e o lúdico, além de destacar elementos que permitam focar o potencial educativo das atividades lúdicas, recreativas e de lazer como elementos contribuintes no processo ensino/aprendizagem. Os conteúdos e sugestões de atividades, aqui apresentadas, representam parte de nossas experiências e práticas de mais de treze anos, agora oferecidas como um ponto de partida para a formulação ou reestruturação de novas propostas no campo da recreação e do lazer. Esperamos que este material seja um estímulo para a organização de programas recreativos e de lazer atendendo as aspirações, necessidades e interesses de educadores, recreadores, animadores socioculturais, escolas, universidades, clubes, hotéis e da comunidade. Contudo, vale recomendar que todo aquele que participa de um programa lúdico ou recreativo participa pelo prazer que a atividade lhe proporciona. É o jogo pelo jogo, a brincadeira pela brincadeira. Entretanto, o educador ou profissional do lazer e da recreação não deve aplicar a atividade apenas sob esta ótica, ele precisa ter claros os objetivos, por que e com quem irá aplicar a atividade. Onde? Quando? Quanto? Como? Ao buscar respostas para estas perguntas e planejar as suas ações com criatividade, criticidade, ética e responsabilidade, estará mais próximo de ter êxito em sua programação e assim contemplar os desejos, anseios e necessidades daqueles que participam.
1. Terminologias e conceitos fundamentais relacionados ao lazer e à recreação:
1.1-Terminologias e conceitos fundamentais relacionados ao lazer e à recreação: Acampamento e Acantonamento; Brincadeira de Roda; Brinquedo; Brinquedoteca; Colônia de Férias; Contestes; Dinâmica de Grupo; Entretenimento; Equipamentos de Lazer; Estafetas; Evento; Hotel de Lazer; Jogo; Jogos cooperativos; Jogos Motores; Jogos Populares Infantis/ Jogos Tradicionais; Jogos Psicomotores; Jogos de “Volta Calma”; Jogos na natureza, Lazer; Características do lazer; Funções do Lazer; Campos de Interesses do Lazer; Lúdico; “Noite do Pijama” / “Noite do Soninho”; Importância da Ludicidade; Origami; Qualidade de vida; “Quebra Gelo”; Ruas de Lazer; Ócio; Ociosidade; Recreação; Atividade Recreativa; Tempo de Necessidades Básicas Vitais; Tempo de Trabalho; Tempo liberado; Tempo Livre; Trabalho;
2. Importância da recreação na formação motora, expressiva e cognitiva
3. Adequação das atividades lúdico/recreativas para as diversas faixas etárias
4. O trabalho do educador
5. Características do profissional de recreação e lazer< class="style3" style="width: 548px">5.1 - Como saber se você é, ou pode vir a ser um bom profissional de recreação e lazer?
6. Possibilidades de atuação do profissional de recreação e lazer
7. Brinquedos alternativos (sucatas) e a criança
7.1 - Grande lista de sucata, distribuída em ordem alfabética
7.2 - Sugestões de brinquedos alternativos (sucata)
8. Observações na aplicação de atividades recreativas
9. Atividades práticas para o desenvolvimento da recreação e do lúdico
9.1 - Sociabilização de grupo
9.2 - Ginástica recreativa infantil
9.3 - Brinquedos Cantados
9.3.1 - Origem das rodas e brinquedos cantados
9.3.2 - Tipos de brinquedos cantados
9.3.3 - Planejamento dos brinquedos cantados
9.3.4 - Exemplos de brinquedos cantados – atuais
9.4 - Jogos correlacionados com outras disciplinas
9.5 - Matroginástica
9.6 - Atividades para sala de aula (dias de chuva)
9.7 - Jogos recreativos de Campo
9.8 - Jogos de auto-impacto
9.9 - Jogos de dramatização
9.10 - Jogos pré-desportivos
9.11 - Jogos de Raciocínio
9.4 - Jogos correlacionados com outras disciplinas
9.12 - Gincanas
9.12.1 - Sugestão de regulamento para gincana
9.12.2 - Gincana de busca e apreensão (solicitações)
9.12.3 - Outras provas de gincana
9.12.4 - Gincana de estafeta
9.12.5 - Gincana de força
9.12.6 - Gincana cultural
9.12.7 - Gincana de circuito
9.12.8 - Gincana de circuito
10. Mensagens, histórias e contos para reflexão
10.1 - “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”
10.2 - Procura-se um amigo
10.3 - Histórias de um desengano
10.4 - Criança sabe
10.5 - Histórias do pardal
10.6 - Visão de planejamento
11. Exemplos de experiências de recreação e lazer vivenciadas no Estado do Paraná
11.1 - O lúdico como proposta interdisciplinar: uma contribuição para a melhoria da qualidade de vida de enfermos hospitalizados
11.2 - Ação universitária: reflexos da sociedade frente à prática do lazer
11.3 - O brinquedo sucata: uma proposta pedagógica