1. E-mail
  2. Painel de Controle
  3. © webgopher.com.br
foto Hani foto Hani

Projetos Acadêmicos

O LÚDICO COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE ENFERMOS HOSPITALIZADOS

Hani Zehdi Amine Awad - FAG/Cascavel - PR

 

O presente trabalho relata um projeto que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2000 no Hospital São Lucas, Hospital Dr. Lima e na Casa da UOPECCAM (União Oeste Paranaense de Proteção e Combate ao Câncer) todos da cidade de Cascavel – PR. Este projeto denominado “Recreação Hospitalar: aprendendo a conviver com a dor”, conta com o trabalho multidisciplinar de professores e acadêmicos dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Pedagogia, que vem investigando como as atividades lúdico/recreativas podem contribuir na melhoria da qualidade de vida dos enfermos (crianças, adultos e idosos) internados nos hospitais.


O projeto tem como referência os “Doutores da Alegria” (grupo de atores profissionais especializados nas áreas de teatro clown e técnicas circenses, que realizam a nível nacional, trabalho em ambientes hospitalares), porém com aspectos científicos, visto observações que são mensuradas a nível clínico e psicológico antes, durante e após a realização das atividades. Constatou-se que é possível através de atividades lúdico/recreativas, organizadas e planejadas, acelerar de forma significativa o processo de recuperação e bem-estar de pacientes infantis, adultos e idosos hospitalizados, principalmente nos casos de longa permanência, bem como, melhorar o relacionamento entre profissionais da área médica, familiares e enfermos.


Para àqueles que desejam implantar projetos como esse em sua cidade, sugerimos como material pedagógico à utilização do filme “Patch Adams, o amor é contagioso”.

Não foi encontradas fotos para a projeto O LÚDICO COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE ENFERMOS HOSPITALIZADOS
CADASTRE-SE E FIQUE ANTENADO